The offspring trouxeram os anos 90 ao Meco e que bom que foi
Com cerca de 18mil pessoas no recinto, em bom ver, devido aos Offspring, como pudemos constatar, pelas entrevistas em vox pop e pela quantidade de t-shirts.
The Offspring fez parte da banda sonora da vida de milhares de adolescentes dos anos 90, muitos desses então adolescentes e hoje adultos com filhos, estavam presentes no concerto com os filhos. Ouvimos alguns jornalistas comentarem que The Offspring não evoluíram, pararam nos anos 90 e foi isso que ali foram fazer, mais do mesmo.
Nós não vemos isso da mesma forma, mas esperamos para ver quantas das bandas surgidas agora, vão estar a dar concertos igualmente bons e para um publico tão abrangente a nível de idades e estilos, daqui a 30 anos. Esperamos que muitas, porém não temos tantas certezas como as que gostaríamos de ter.
Ao voltar atrás, muito atrás no tempo, a primeira vez que vi esta banda, posso dizer que era uma criança e a seguir obriguei o meu pai a comprar-me o vinil "Ignition", que trouxe para Portugal e nem os meus amigos mais velhos gostaram. Mas quando saiu o Smash já adoraram, já eu preferi os dois primeiros. A partir de 1994 vi vários concertos deles, incluindo concertos em que tocavam com outras bandas que eu também adorava na altura, como Pennywise e NOFX, que tentava ver sempre que fosse possível.
Ora muito bem se compararmos o concerto de hoje com os concertos dessa altura, óbvio que antes todos na banda tinham mais energia e loucura, mas não significa que tivesse mais qualidade, por vezes havia tanta gente do publico a subir para o palco para saltar, que já nem se sabia quem era da banda ou do publico, tal como em todos os concerto punk. Mas na altura aquilo fazia sentido assim, loucura e confusão, mosh e nodoas negras em vez de qualidade no som. Hoje tivemos um concerto com uma qualidade brutal, com a energia e sentido de humor já típicos de Dexter e sobretudo Noodles, agora com 60 anos e a qualidade instrumental e vocal está perfeita.
Apesar de terem lançado o álbum "Let the Bad Times Roll" em 2021, o concerto foi uma viagem pelos melhores êxitos de cada álbum, deixando o publico do mais novo ao mais velho feliz, a energia era fantástica e houve direito a mosh e surf crowd, ao nosso lado estava um pai de cerca de 40 e poucos anos e o filho a adolescente a curtirem o concerto de igual forma, o filho tinha uma t-shirt da altura do "Smash" que fora do pai, passar gosto pela musica para os filhos, seja lá que tipo de musica for, é fantástico.
Pelo meio das suas músicas, houve tempo para as piadas, como o Noodles dizer que estava para aí um milhão de pessoas ali a vê-los, tiveram ainda tempo para um pouco de Iron Man com "The Trooper", "Sweet Child o'Mine" dos Guns N'Roses e mais uma piada sobre Guns e "In the Hall of the Mountain King" de Grieg, seguido e em modo rápido, para depois sim uma cover de Ramones, com "Blitzkrieg Bop".
Deixaram "Self Esteem" para o encore e última. Como se tudo começa-se pelo fim. Tendo sido os álbuns "Smash" e o "Americana" que ocuparam mais a setlist, cada um com quatro musicas, tendo sido também durante estes mesmos álbuns que tiveram mais no auge do sucesso fez todo o sentido, terem tocado mais musicas deles. Não deve ser fácil voltarem brevemente a Portugal, mas se voltarem lá estaremos para reviver os anos 90.
Podem ver o vídeo que eles fizeram do concerto na página de instagram deles, está muito o que foi, mas visto do lado deles.
Setlist
1. Come Out and Play - (From Smash)
2. All I Want - (From Ixnay On The Hombre)
3. Want You Sad - (From Conspiracy of One)
4. Satring at the Sun - (From Americana)
5. Hit That - (From Splinter)
6. Hammerhead - (From Rise and Fall, Rage and Grace)
7. Bad Habit - (From Smash)
8. The Trooper (Iron Man), Sweet Child O'Mine (Guns N'Roses), In the Mountain King
9. Blitzkrieg Bop (Ramones)
10. Gotta Get Away - (From Smash)
11. Why Don't You Get a Job? - (From Americana)
12. (Can't get My) Head Around You - (From Splinter)
13. Pretty Fly (for a white Guy) - (From Americana)
14. The Kids Aren't Alright - (From Americana)
Encore
15. You're Gonna Go Far, kid - (From Rise and Fall, Rage and Grace)
16. Self Esteem - (From Smash)
0 comments