O MIL está de volta este ano, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Têm o programa artístico completo e tal como nos anos anteriores os concertos vão-se dividir entre as sete salas no Cais do Sodré - Musicbox, Roterdão, Estúdio Time Out, Lounge, LISA, Titanic Sur Mer e B.Leza.
Tivemos o privilégio de fazer a cobertura da primeira edição e esta será a sétima edição, sendo que o propósito se mantém;. a descoberta, promoção, valorização e internacionalização da música popular atual. Assim, para além da música, centenas de profissionais nacionais e internacionais reúnem-se em Lisboa para trocar experiências, estabelecer contactos e descobrir, com o público, novos artistas. Desdobrando-se em múltiplos formatos e acontecimentos: Festival, Convenção, Academia, Residência Artística e Revista. Este ano será também MILímetro, um MIL para jovens e famílias que acontecerá em outubro.
A seleção de artistas conta com Ana Lua Caiano, cantora, compositora e produtora que mistura música popular com electrónica e hip hop e um dos principais nomes portugueses a ter em conta este ano, Papillon, rapper português. Cobrafuma, Femme Falafel, cantautora e pianista das Caldas da Rainha, integrante dos projectos Fumo Ninja e Super Baile. Glockenwise, Lucy Val, 5a Punkada, Hetta, Meia/Fé, colectivo independente a dar os primeiros passos, composto por casaxangai, YUNG XALANA e 80 TU & EU. A estes juntam-se ainda bbb Hairdryer, João Borsch, April Marmara, Margarida Campelo, Libra, Ellah Barbosa, Ricardo Crávidá e Napa.
Do Brasil, Julia Mestre, vocalista do grupo Bala Desejo e uma das maiores promessas da Música Popular. Getúlio Abelha. Leo Middea (residente em Lisboa e em tour pela Europa), Black Pantera e Kaê Guajajara & Kandu.
De Espanha, o MIL recebe Paco Moreno, Tristan!, LaFrancessa, Amaia Miranda, Teo Planel e Eurowitch.
De França chega-nos a electrónica pop de Jenys, o post-punk dos Société Etrange, o noise-rock electrónico de YMNK, a electrónica exótica de Cuarto Mundo, e ainda Paper Tapes, Hanaa Ouassim e Widad Mjama feat. Khalil Epi.
De outros países, também possível ouvir ainda William Araújo, cantor cabo- verdiano que conta já com uma longa carreira a solo, tendo feito parte dos Mobass, célebre banda Cabo- Verdiana, e produzido artistas como Nelson Freitas ou Sara Tavares, e ainda Johnny Labelle (Grécia), Jessica Winter (UK), Shoko Igarashi (Bélgica), Don Kapot (Bélgica), Gaiko (Bélgica), Body of Pain (República Checa), Tex (Noruega), Krissy Mary (Noruega), Badtime (Países Baixos), Comforter2 (Países Baixos) e Dina Jashari (Macedónia).
Os bilhetes já estão disponíveis em milfestival.seetickets.com, onde podes encontrar o bilhete que mais se adequa á experiência que pretendes ter no MIL bem como os descontos aplicáveis.
0 comments