No nosso radar: NITE CHIMP

By VoxPop - março 13, 2025

 


    Nite Chimp é uma banda lisboeta que canaliza a pura energia do surf e do garage rock de forma inconfundível. O projeto nasceu como uma ideia solitária de Csaba Simon em 2020, na cidade de Pécs, na Hungria, mas rapidamente se transformou numa máquina sonora imparável, com a adição de Roberto Montisano no baixo e Gábor Lieber na bateria quando tocam ao vivo. Tem um som tão forte e cativante que é impossível não ser engolido por ele. As suas atuações ao vivo são um verdadeiro espetáculo de energia, com uma vibração gigante que contagiaria até o público mais parado. Ao som deles, o corpo pede para se soltar, é como se fosse impossível ficar parado — as pessoas não resistem, têm de dançar, saltar, viver a música de uma forma visceral. E acreditem no que escrevemos porque na sexta feira estivemos num concerto deles no Bota e foi pura e simplesmente bestial, não conhecíamos e ficamos fãs, é disto que gostamos, conhecer novas bandas e ficar apaixonados pela sua música e boa energia.

    A sonoridade da banda é uma mistura explosiva que vai do psicadelismo e da distorção de bandas como The Oh Sees e Wavves, até Babe Rainbow à crueza primitiva dos The White Stripes. Bandas que adoramos, no entanto, Nite Chimp não se contenta com as referências do presente. A banda tem algo de intemporal, e a influência das ondas sonoras dos Beach Boys surge com a mesma leveza e frescura do mar que inspiraram os seus sons. E há, claro, a presença inconfundível de Bo Diddley, com o seu groove poderoso que funde a tradição do blues com uma modernidade rebelde.

    Mas o que realmente distingue Nite Chimp é a energia que emanam ao vivo. Os seus concertos são uma verdadeira festa, onde o público é imediatamente envolvido pela onda de intensidade que os músicos transmitem. O próprio Csaba Simon, além de ser a alma da banda e também vocal, também se destaca com a sua habilidade na guitarra, onde não falta o toque especial do slide guitar, que acrescenta uma textura única ao som. É como se cada riff fosse uma onda que se eleva, desafiando a gravidade e levando todos a surfar numa experiência sonora única. Nem uma corda partida no inicio do concerto o atrapalhou, há sempre outra guitarra, não vamos perder tempo a trocar cordas, vamos continuar, como um set de ondas. 

    Após o lançamento do EP Panel Hoopla em 2022 e do álbum Done Depot em 2023, Nite Chimp não parou com concertos. Em 2024, lançaram os singles "Beach Country" e "Morning Routine", e agora estão a preparar o lançamento do EP Black Mold Scare, previsto para a primavera de 2025. O que está por vir promete ser ainda mais ousado e energético, continuando a tradição de transformar cada concerto numa experiência inesquecível, onde a música transcende qualquer barreira e faz o público viver o momento em toda a sua intensidade. Vamos ficar atentos e não irmos perder um próximo concerto.


Sofia Reis

  • Share:

You Might Also Like

0 comments