A 6ª edição do Festival Emergente

By VoxPop - outubro 10, 2024

 


O Festival Emergente está de volta, guardem 26, 27 e 28 de dezembro para irem até ao espaço Bota, nos anjos, assistir aos concertos das bandas a concurso e das bandas convidadas. Sim, é isso mesmo, a  6ª edição do Festival saiu do Cais do Sodré. Nós estivemos presentes em quatro das cinco edições anteriores e temos muito carinho por este festival, consideramos muito importante dar espaço e visibilidade a bandas novas, pois esse também é um dos nossos focos. 

A missão do festival mantém-se é promover e apoiar novos artistas, abrindo-lhes oportunidades de visibilidade, algo tão importante no início e que por vezes é tão difícil em Portugal. Aqui surge uma outra novidade, a primeira Tour Emergente, ou seja a banda vencedora do “Melhor Concerto Emergente” irá poder realizar esta tour em Portugal, no Capote Fest em Évora, Bang Venue em Torres Vedras, Café Concerto Quina das Beatas no CAE Portalegre, Salão Brazil em Coimbra e Café-Concerto Rum by Mavy em Braga (gig.ROCKS), mas ainda existem outras possibilidades em negociação com a promotora do Festival. 

O Open Call de bandas para concurso está em aberto até ao dia 31 deste mês, o foco é no indie-rock, na pop, ou na música eletrónica,  mas o festival está também aberto a sonoridades como o hip-hop, o novo jazz e a música experimental, bem como a todos os seus possíveis cruzamentos, sem esquecer as raízes da música popular portuguesa. Se estás a ler isto e gostavas de participar, vai ao instagram do Festival Emergente e encontras o que precisas na Bio. 

Para além das 8 bandas e projetos musicais Super Emergentes a concurso, contará também com os concertos de artistas convidados,  eles são Surma, Maria Reis, Baleia Baleia Baleia e as Agressive Girls. 

Tal como nas edições anteriores, os prémios convertem-se em duas categorias, o Melhor Concerto Super Emergente e o Melhor Projeto Musical. A primeira categoria nas edições anteriores era apenas eleito por votação do público, mas este ano também o júri irá votar. Já a segunda categoria continua a ser exclusivamente por votação do júri. Este ano os prémios também são um pouco diferentes, até porque infelizmente a Rádio Super Bock Super Rock acabou e dar um concerto lá e ser entrevistado era um dos prémios, desta forma nesta edição, o vencedor do Melhor Concerto Super Emergente, ganha para além da Tour que mencionamos anteriormente, um concerto no espaço Bota, onde a bilheteira reverte maioritariamente para a banda. Já o prémio Melhor Projeto Musical, ganhará 1500€ de apoio a gravação de um EP ou álbum e eventuais participações na Tour e festivais parceiros. 

O Júri do Open Call será constituído por diversos representantes dos parceiros do festival, músicos, jornalistas e programadores, eles são; Catarina Valadas( Música e Coordenadora de Comunicação Festival Emergente), Vitor Belanciano (Jornalista free-lancer e melómano), Joana Rodrigues (Música Sem Capa), Rui Galveias (Programador do espaço BOTA), Surma (Musica), Catarina Palma (Radialista da Antena 3) e João Aráujo (Manager e booker na agência gig.ROCKS). 

  • Share:

You Might Also Like

0 comments