JAVISOL ganham prémio de "Melhor Concerto Emergente"
Chegamos ao fim das nossas publicações sobre as reviews dos concertos das bandas a concurso no Festival Emergente.
Deixámos para o final os JAVISOL, banda que ganhou por votação do público o prémio de "Melhor Concerto Emergente". Confessamos que antes deste concerto não conhecíamos a banda, mas depois de assistirmos ao concerto ficamos completamente fãs da musica. Foram a terceira banda da primeira noite de festival, a acontecer no Musicbox, a sala estava praticamente cheia e aos primeiros minutos de concerto, a música soava-nos a algo familiar, chegou rápido o momento em que percebemos que estes rapazes fazem várias fusões e constroem ali algo muito próprio, com talento a rebentar pelas costuras.
São rock, são fado, são solos de guitarra brutais, um baixo que faz tremer o coração, uma bateria que não é apenas aquela percussão que ali está a acontecer, esta bateria faz acontecer, as letras das músicas que sentimos tão nossas, que parece que alguém sabe o que se passa dentro de nós e não podemos deixar de mencionar a forma de cantar do Tiago, que emerge ali numa cena de fado misturada com rock, que torna tudo ainda mais original e a tocar nas emoções de uma forma avassaladora.
Toda esta nova geração de músicos que estão a explorar estes, não novos, mas novos em termos de mistura de estilos, como rock e fado, ou no caso de outras bandas que também aqui tocaram, indie rock e folclore são uma lufada de ar fresco ao já saturado estilo de menino de Lisboa que tem tudo, mas canta como se tudo lhe faltasse e já se torna difícil distinguir essas bandas umas das outras, por serem iguais.
Por mais bandas como Javisol, por mais bandas que pessoas que fazem musica por amor à musica, por mais pessoas que não têm medo de arriscar misturas de estilos e cria o seu próprio estilo.
O prémio ganho por eles no Festival Emergente consistiu numa Live session na rádio Super Bock Super Rock, onde tocaram ao vivo e deram uma entrevista na qual puderam explicar melhor como surgiu a banda, o seu processo de composição ou o seu background na musica.
Para quem os viu no Festival Emergente e ficou com sede de mais, ou para quem nunca os viu, mas adoraria ver, vão ter amanhã essa possibilidade. Vão tocar em Loures na Sociedade Filarmónica União Pinheirense, amanhã dia 25 a partir das 21 horas.
A nossa pequena entrevista à banda no dia do concerto:
1- Define em 3 palavras o concerto de hoje.
Direto ao assunto!
2- Consegues-me falar das expectativas e realidade, relativamente ao concerto.
Estávamos um pouco nervosos por sabermos que a grande maioria do público não nos conhecia mas na verdade quando subimos a palco qualquer nervosismo que houvesse passou, sentimos uma grande conexão com o público.
Fomos muito, muito bem recebidos no Emergente e isso teve impacto no nosso concerto.
3- 4 motivos para quem não viu ontem o concerto no Festival Emergente procurar a tua música e/ou o próximo concerto.
Nos próximos concertos vamos tocar mais músicas que não tocámos no Emergente; damos tudo de nós quando estamos a tocar; é um concerto envolvente cheio de sentimento; é música nova feita com amor, amizade e muita dedicação.
0 comments