Nos passados dias 28 e 29 de dezembro estivemos na 4ª edição do Festival Emergente, que este ano aconteceu no Musicbox e no B.Leza. O cartaz do festival estava composto por 8 projetos a concurso, previamente selecionados no Open Call e 4 projetos convidados pela organização. Sendo que todos os que estão a concurso concorrem aos prémios "Melhor Projeto Musical" e "Melhor Concerto", um concerto showcase na rádio SBSR.fm e a gravação de um EP ou LP no Estúdio Camaleão. O primeiro prémio é deliberado por decisão do Júri do Festival e o segundo é uma escolha exclusiva do público, com a troca do bilhete por um boletim de voto e coloca-lo uma caixa que se encontra na entrada do club. O Festival Emergente tem como objetivo apoiar novos projetos e com isso trazer-lhes não só a oportunidade de ganhar os prémios, mas também lhes dá espaço e oportunidade para mostrarem a sua musica e assim ganharem visibilidade. Sendo cada vez mais importante apoiar novos projetos e criar-lhes oportunidade, o Festival Emergente cumpre ao que se compromete sem sombras de dúvidas.
As bandas a concurso foram no dia 28 no Musicbox, Momma T, Black Lavander, Javisol e O Marta, terminando a noite com os convidados Bandua. No dia 29 no B.Leza foram THEMANUS, Ana de Llor, Siwo e ASul, com os convidados Unsafe Space Garden e os SFISTIKATED terminando com James Flower.
Iremos falar de todos os concertos individualmente, pois queremos dar toda a atenção merecida a cada um dos projetos, todos tão diferentes, mas com o ponto em comum em originalidade e qualidade, também tivemos oportunidade de falar com as bandas e fazer-lhes três perguntas. Fiquem atentos ás publicações que se seguem durante a semana.
Quanto aos vencedores temos Javisol como "Melhor Concerto" que dão já no dia 19 de janeiro a partir das 18h o live-showcase na rádio SBSR.fm e como "Melhor Projeto Musical" temos O Marta.
Como foi bom ter o Festival Emergente como último festival do ano.
0 comments