Baywaves são mais uma banda a juntar-se à agência GroundControl, agência que já trabalha com as bandas Madrilenas mais badaladas do momento, como as Hinds, os The Parrots e dos Ten Bears. Ao contrário das primeiras duas bandas, os Baywaves apenas começaram no ano anterior, mas já dão que falar em vários blogs e revistas por todo o mundo. Vamos falar um pouco destes rapazes que dizem fazer hypnopop.
Eles são no norte de Espanha, mas vivem em Madrid, o projecto nasceu em 2016 como duo, mas depressa passou a quarteto e a banda, uma excelente opção, porque o talento dos quatro determina a diferença musical. Eles são o Carlos nas guitarras e sintetizadores, o David na guitarra e na voz, o Marco na bateria e no baixo o Fran.
Com o primeiro single "The Freak Kingdom" mostraram de que fibra são feitos e que estavam na cena musical para ganhar espaço, e conseguiram, pois ainda em 2016 lançaram o primeiro EP "Only For Uz". Mais uma banda espanhola que opta por cantar em inglês, com um som definitivamente meio psicadélico e ácido, com sinalizadores e guitarras com sons espaciais, reverbs a condizer e um pouco de pop. Este "Only For Uz" foi fixado pelo tão ou mais psicadélico Joe Walker, guitarrista dos King Gizzard & The Lizzard Wizard, algo extremamente importante, dado tratar-se de um primeiro EP e obviamente que a contribuição de Joe tornou este EP ainda melhor e mais especial. O segundo single "Time is Passing U By" fez parte do Top 10 Viral do Spotify, tendo alcançado meio milhão de escutas.
Passaram por diversos festivais, incluindo Portugal no pequenino mas importante Quintanilha Rock nas margens do Rio das Maçãs, onde também tocaram os The Parrots (Importante, porque para nós a iniciativa de se promover musica é sempre bom), e também no grande NOS Alive. O Primavera Sound, o End Of The Road, foram cabeças de cartaz em concertos em Londres, Paris, Berlim, Brighton e Marselha e obviamente esgotam salas em Madrid.
Estiveram no Eurosonic na Holanda e em La Riviera com as Hinds. Estão a preparar mais dois singles, desta vez produzidos poe Jarvis Taveniere dos Woods (Real Estate e Mild High Club), pelo que tudo indica para que os Baywaves continuem com a mesma característica psicadélica.
Esperamos voltar a tê-los em Portugal quando tiverem o novo trabalho editado, mas a malta da Madeira poderá vê-los no dia 22 de abril no Oliva Creative Factory.
Onde podem encontrar os Baywaves:
https://www.facebook.com/wearebaywaves/?fref=
https://soundcloud.com/baywaves
0 comments