Kilo Tango em entrevista

By VoxPop - março 03, 2017


Ela é Kilo Tango, a miúda da Florida que se apaixonou por Beast Coast e começou a escrever canções. Entre um indie rock e um surf rock, ela faz músicas sobre rapazes, amor, corações partidos, a vida que a rodeia e até cerveja. Já aqui tínhamos falado nela e agora temos uma entrevista que lhe fizemos.

1- Quando é que começas-te com o projecto Kilo Tango?
Comecei Kilo Tango à volta de quatro anos atrás, com o meu namorado da altura. Tocávamos os dois em salas de concertos aleatórias, a maioria, de bandas hardcore haha. O nosso primeiro concerto foi na casa dele, a qual dividíamos com mais cinco amigos. Depois acabamos e eu gravei um álbum com um musico de estúdio da Florida. Movimentei-me por aí com um monte de pessoas diferentes a tocar comigo, até que encontrei umas pessoas espectaculares para tocar e fizemos a nossa primeira tour no verão anterior!

2- Costumavas cantar ou escrever musicas antes de Kilo Tango?
Queria muito escrever, foi por isso que comecei a aprender a tocar guitarra. Fiz músicas terríveis e não tinha a ideia do que estava a fazer (continuo sem ter) mas acho que já descobri o meu som e estilo, mas dentro disso acho que está sempre a mudar. 

3-  Trabalhas com uma banda, podes apresenta-los?
Sim trabalho com uma banda! O meu grande amigo Zeh toca guitarra e também toca na banda dele, os Named the Band. Caitlin Dee é das Pipe Dreams, toca guitarra rítmica e faz a voz backup e o Matt Bullard toca baixo e já tinha tocado comigo cá na Florida.

4- Porque é que os Best Coast foram o teu arranque para começar a escrever letras e a tocar guitarra?
Best Coast foi a primeira banda com uma vocalista mulher que eu gostei instantaneamente. Tinha ido a uma loja de discos, eu tinha uns 16 ou 17 anos e estava só a ver as coisas da loja, o rapaz da loja perguntou-me o que procurava e não sei porquê, mas por alguma razão ele sugeriu-me Best Coast e eu comprei o cd. Pu-lo no meu carro e tive-lo em repeat por dois anos lol. Estava tão obcecada que aprendi todas as canções. Ela (vocalista de Best Coast) é super fixe e foi por isso que me conectou à banda. 

5- Achas que pelo facto de a vocalista ser uma mulher, isso tenha de certa forma captado mais a tua atenção?
oh sem divida que sim. Sempre tive muita dificuldade em encontrar bandas com raparigas que tocassem indie rock, surf rock…eram sempre só rapazes. Os Best Coast foram quem me fez ver “oh ok eu também consigo fazer isto”

6- Para além de Best Coast, que outras bandas te influenciam?
The Velvet Underground, Mazzy Star, The Strokes, Françoise Hardy, Johnny Cash,  The Cramps, Girls, Surfer Blood, Blondie, Dum Dum Girls, Jenny lewis, Vivian Girls, Black Lips, Ty Segall, Britney Spears.


7- Como é o teu processo de escrever e compor as músicas?
Normalmente tenho apenas a melodia, surge na minha cabeça. Ou então penso em algo sobre o que me apetece escrever e tudo vem cá para fora como se fosse vómito. Tudo junto, baralhado e nojento, depois eu limpo tudo e transformo numa música!

8- O que te inspira a escrever?
Amor, a vida, corações partidos, rapazes, cerveja e música.

9- Antes de Kilo Tango, como imaginavas ser uma miúda no mundo da música?
Pensava que seria sempre super divertido, tudo seria divertido. Estar em tour, ter concertos todas as noites, não ter que ir às aulas hahaha

10- A realidade corresponde?
Totalmente diferente, não me tinha apercebido o quanto é duro e o quanto é necessário trabalhar persistentemente quando queremos alcançar algo, os nossos objectivos. Como a minha mãe me diz “Quanto maiores são os teus sonhos, maiores serão os desafios”.

11- Julgas que é mais fácil ou mais difícil para uma rapariga ter sucesso na música?
Para ser honesta não sei. Penso que depende da personalidade da pessoa. Mas sem divida que é complicado ser rapariga e não ser levada a serio ou ter que lidar com ciúmes e competitividade sem sentido.

12- Porque é que achas que muitas mulheres, sobretudo no mundo da Pop Music, mostram tanto o seu corpo e fazem aquelas danças mais insinuantes e provocantes? Se vermos com atenção os músicos homens não usam tanto esse tipo de táctica, como mulher o que achas disso? Todas as pessoas são donas do seu próprio corpo, por isso podem fazer com ele o que querem, mas estamos a falar de musica, imagem, vendas, dinheiro, uma posição na industria da música. Julgas que são apenas mulheres a usar as suas armas mais fortes ou é um caminho mais fácil para o sucesso?
O sexo vende e isso é uma porcaria:/ A indústria da música é uma industria, um negócio e o dinheiro pode tornar as coisas estranhas mas é assim mesmo que as coisas funcionam.

13- Li alguns livros sobre mulheres musicas, como a Patti Smith e o seu livro “Just Kids” ou a Kim Gordon e o seu “Girl in a band”, ambas tiveram que aprender a cantar e a tocar guitarra depois de decidirem ser musicas. Patti teve que aprender a sobreviver no mundo das artes e Kim teve que aprender a ser a rapariga numa banda de rapazes e ser respeitada. Têm ambas diferentes marcas na história da música, também queres deixar a tua marca, quem sabe um dia escreveres o teu livro? Consegues imaginar o titulo?
Amaria um dia fazer uma marca na história da música. Sem dúvida que escreveria um livro. Tenho diários e tento escrever todos os dias. (em relação ao titulo) Oh não sei mesmo! Ainda tenho um longo caminho a percorrer haha

14- Podes-me dizer o nome de quatro bandas de raparigas, ou com uma rapariga vocalista, das quais gostes muito?
Kristin Kontrol, Jenny Lewis, Hope Sandoval e Françoise Hardy.
15- Sobre personalidades mulheres, consegues dizer-me algumas que admires muito e porque?
June Carter - Ela é tão positiva, tudo nela é admirável. A sua familia tem das primeiras mulheres na musica Country, são quase pioneiras das mulheres na música. 
Dolly Parton -  O nome Dolly Parton diz logo tudo, ela é fantástica.
Cher -  Cher é tipo a tia fixe que nos dá a sua identidade falsa para podemos comprar cerveja. Adoro-a!

16- Nós somos de Portugal, conheces alguns países europeus? Se tivesses que viver na Europa que país escolherias?
Adoraria viver no sul de França, Espanha e Itália.


  • Share:

You Might Also Like

0 comments