Os músicos e Trump

By VoxPop - janeiro 30, 2017





Há quem não goste de misturar política com música, há musicas que usaram precisamente a música para dar opiniões políticas, houve inclusive ao longo da história músicos que tiveram problemas por manifestar as suas opiniões políticas. Portugal não foi excepção, principalmente no Estado Novo, altura bastante complicada para os portugueses, muitas foram as canções de intervenção. Actualmente continuam a haver bandas que se manifestam em relação ao estado do país, mas são sobretudo bandas punk.
No entanto o que me leva a escrever este artigo, são os Estados Unidos da América, porque as decisões e atitudes do actual Presidente da Republica Donald Trump, não só mexem com os EUA, como com todos os outros países, o que está a ser provocado por Trump não diz apenas respeito a americanos, mexicanos, muçulmanos e mulheres, diz respeito a todos os homens, a todas as mulheres, a todas as religiões, a todas as nacionalidades, aos direitos humanos.
Trump causou desde o inicio muitas polémicas, no entanto nunca escondeu o que pretendia fazer se fosse eleito presidente nem a sua falta de respeito para com as mulheres, aliás para com todos os seres para além dele mesmo. Como é que foi eleito?! isso é mais um mistério americano, no entanto não é sobre isso que quero aqui falar, mas sim das manifestações anti-trump por parte dos artistas, neste caso os músicos. 
Desde Nixon que nunca tantos músicos tinham reagido mal a um presidente. Com Trump começou logo na candidatura, no entanto o que aconteceu, já aconteceu com outros candidatos, porque simplesmente os músicos não querem a sua musica associada a política. No caso de Trump, temos a Adele, que ao saber que a sua música "Rolling in the deep" tinha sido tocada, manifestou o seu desagrado e não só proibiu Trump, mas qualquer outro candidato e usar as suas musicas. Steve Tylor dos Aerosmith já havia recusado a sua música "Dream On" e os R.E.M fizeram o mesmo em relação à sua música "It's the end of the world as like you know it".
Nunca tantos músicos recuaram cantar/tocar na tomada de posse de um presidente, aqui ficam alguns músicos que se recusaram a cantar: Celine Dion, Elton John, Bruno Mars, Justin Timberlake, Katy Perry, David Foster, IceT, Dixie Chicks, kiss e Adam Lambert. Mas a nível de recusas Trump também recusou que o seu amigo Kanye West, alegando que o mesmo não faz música típica americana (talvez o senhor trump precise de umas aulas de história de musica americana, porque talvez os Blues então também não sejam americanos, já que a sua origem veio dos escravos africanos, e aqui desenvolvíamos uma serie de questões...porque talvez a musica americana seja então a dos índios...enfim...)
Desde então muitas têm sido as presenças de músicos em protestos anti-trump, como por exemplo na Marcha das Mulheres que aconteceu em várias cidades americanas e não só, onde foram muitos os músicos a participar, alguns exemplos: Pearl Jam, Madonna, Miley Cirus, Billie Joe Armstrong, Katy Perry, Michael Stipe (R.E.M), Cher, Ariana Grande, Alicia Keys, Kesha, Macklemore, Janelle Monae, Rihanna e Fiona Apple escreveu a musica para a marcha.
Mas não ficamos por aqui, muitos músicos têm manifestado o seu desagrado a Trump nas redes sociais. 
Os Arcade Fire dedicam canção "I Give You Power" a Trump, Foo Fighters também dedicam canção a Trump. Os Greenday lançaram "Troubled Times" onde no video clip aparecem imagens do próprio Trump. 
Zack de la Rocha (Rage Against The Machine) conhecido pela sua palavra política nas canções dos Rage, subiu ao palco no encore dos Run The Jewels e juntos cantaram "kill your Masters", "Close your eyes (and count to fuck) e "Reagan", enquanto artistas e público entoavam em cântico "Fuck Donald Trump".
Já os Audioslave, que acabaram em 2007, resolveram juntar-se para um concerto anti-trump, onde também tocaram os Prophets of Rage.
Wacka Flacka Flame durante um concerto seu, baixou as calças e limpou o rabo a uma t-shirt com a cara de Trump.
Ainda nem estamos a um mês da tomada de posse de Trump e já temos todo este historial, presumimos que no final da tomada de posse seja possível escrever um livro sobre os artistas e Donald Trump.

Alguns videos:
https://www.youtube.com/watch?v=H5RG6VlYzjE
https://www.youtube.com/watch?v=Xt3AMxHMqpg
https://www.youtube.com/watch?v=9cVJr3eQfXc

  • Share:

You Might Also Like

0 comments